Você que me segue no twitter e/ou lê meus textos no Noticiário Alvinegro, já deve ter me visto denominar alguns torcedores de “apocalípticos”. Pensando em prestar um serviço de utilidade pública (pois esses torcedores são perigosos para você e para o clube), resolvi escrever um texto ajudando a você, torcedor de bem, a identificar um desses elementos quando o ver na rua, no bar, ou no estádio. Existem 6 sinais clássicos que tornam possível identificar um elemento desse grupo maldito:
1 – Impaciência – Passar 20 minutos sem fazer gol é um crime. Levar um gol é inaceitável. Perder então...Esse tipo de torcedor está sempre impaciente. O time precisa estar ganhando de 5 a 0 até os 10 minutos do primeiro tempo, se não...tome vaias.
2 – Contradição – É sempre assim: esse torcedor arranja um jogador pra culpar, xinga o técnico de burro por colocá-lo em campo, pede pra colocar outro jogador no lugar. O técnico faz o que ele pede, e de repente ele já está xingando o novo jogador. Mas ele não tinha pedido pro cara entrar? Nem adianta discutir isso com esse torcedor...
3 – Memória conveniente – Se o jogador X erra um passe, é porque ele sempre foi ruim. Se o time não ganha, é porque esses jogadores são uma porcaria, porque aquele time de 10 anos atrás que ele viu jogar era perfeito... Sim, a mente desse torcedor inventa qualquer história futebolística que seja conveniente para reforçar a sua visão no momento
4 – Super amigos apocalípticos – Sim, eles vem ao bando. Um torcedor apocalíptico atrai pelo menos uns 3, que servem apenas para confirmar todas as suas reclamações e vaias. O ciclo é simples, mas muito dificil de quebrar: o apocalíptico alfa reclama de alguma coisa, os outros torcedores concordam com a cabeça, e eles ficam de mimimi juntos.
5 – Síndrome do pipoqueiro – Ele torce pelo time quando quer. E esse quando quer só acontece quando o time está lá em cima, lutando por um título. Porque quando o time está lá embaixo, sofrendo, na pior, ele acha um absurdo ir ao estádio, ou sair com a camisa do time.
6 – Mimado – Esse torcedor acha que está fazendo um ENORME favor ao torcer para o time. Portanto, ele quer pagar o ingresso para ver uma vitória, não um jogo. Qualquer resultado além disso é um absurdo, por que ele poderia muito bem estar em outro lugar naquela hora.
Espero que esse manual ajude a você a escapar desses chatos na hora de torcer e se divertir com o nosso Botafogo. Nós, torcedores de bem, somos a maioria SIM. E espero que continue assim pra sempre.
OBS: resolvi escrever esse texto depois de passar o jogo inteiro, no Engenhão, tendo que escutar um cara reclamar de tudo. O auge da encheção de saco ocorreu cedo, aos 25 minutos do primeiro tempo, onde ele disse que “não sabia porque tinha comprado o ingresso”.
@luklab
sábado, 5 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário