Começo a primeira coluna de 2012 indagando a você leitor, o que esperar de 2012? Eu poderia ser o mais otimista de todos, porém serei mais cético e analista do que torcedor.
Nossa equipe estreou com sorte na primeira rodada. A minha pessoa foi uma das pouco mais de seis mil pessoas que compareceram ao estádio na estreia do Botafogo. E sabem o que eu vi? Eu vi duas das nossas maiores esperanças jogando sem critério e muito menos sem objetividade e esses dois elementos são Elkeson e Maicosuel que começaram 2012 como terminaram 2011 sem objetividade nas jogadas, dribles inúteis e erros de passes inexplicáveis. Gostaria de entender quando é que jogador vai entender que levantar a cabeça e enxergar a amplitude do campo faz toda a diferença. Por isso é que Renato, Andrezinho, Loco Abreu e Antônio Carlos fazem diferença neste time, pois jogam de cabeça erguida.
O esquema usado por Oswaldo de Oliveira se assemelha ao tentado por Caio Júnior por se apresentar como a melhor opção. Só que nesse esquema existem poréns. Em um esquema com três meias sendo um centralizado papel que nesses dois jogos Andrezinho o tem desempenhado muito bem, os dois meias que caem pelas pontas fazem o papel de pontas direita e esquerda se alternando com os laterais nas jogadas de linha de fundo e ora tabelando com o meia centralizado abrindo espaço para os volantes que vem de trás ou ainda um dois laterais que não está envolvido na jogada. Esse esquema seria ótimo se principalmente o Elkeson colaborasse, pois Maicosuel ainda demonstra alguma vontade apesar da falta de objetividade. Contra o Resende está jogada funcionou algumas vezes tanto é que quem apareceu foi Renato que vinha de trás e que com uma assistência deixou Loco de frente para o crime, lance esse que o uruguaio aproveitou.
Senhoras e senhores nosso elenco se apresenta desequilibrado, pois precisamos de um zagueiro para brigar devidamente com os titulares, apesar do Brinner ter apresentado muita qualidade no time do Paraná Clube. Precisamos ainda testar esse garoto o Renan Lemos que é lateral-esquerdo mais como fazê-lo. No jogo contra o Resende Márcio Azevedo foi substituído por Lucas Zen se não me falhe a memória faltando menos de vinte minutos e com um placar de 3 x 1. Era o momento de experimentar o garoto. Para ver o que se esperar dele para que não seja repetido o mesmo erro com o Gabriel que se perdeu em sua carreira. Nossas carências são um lateral-direito para ser titular para a gente ver se o Lucas aprende a cruzar, pois contra o jogo contra o Nova Iguaçu foram onze eu disse onze tentativas de cruzamentos que foram facilmente rebatidas pela zaga do Nova Iguaçu. Um lateral-esquerdo, pois o M. Azevedo realiza um ótimo papel de ala mais peca na marcação se encaixaria em qualquer time que adote o 3-5-2.
Outra necessidade do grupo é um centroavante para o lugar do Loco pelas ausências que teremos por sua parte quando o mesmo estiver na seleção, isso é claro se o Alex não cumprir esta função. Herrera e Caio são café-com-leite está na hora de dar uma chance ao William para no caso de não haver êxito no teste procuramos um atacante rápido com o mesmo estilo do Jóbson e Jorge Henrique que cairia como uma luva ao lado do Loco. Jóbson pode ser titular fácil, mais como todos nós sabemos depende única e exclusivamente dele.
Acredito que esse esquema perdurará até o jogo contra o Flamengo e se não der certo acredito que Herrera deverá ser efetivado e pela lógica Elkeson deverá amargar a reserva.
Sobre Elkeson escrevo sobre um relato de alguns torcedores de Bahia e Vitoria no qual eu tive contato com muitos no final do ano passado em minha viagem de férias e todos foram unânimes em declarar que Elkeson sempre viveu de bons e maus momentos, nunca eu disse nunca foi regular e eles se espantaram como ele conseguiu manter a regularidade que apresentou no primeiro turno do Brasileirão.
Encerrando essa coluna que falou muito mais sobre aspectos gerais do que sobre a tática de jogo alvinegra, fica, contudo a esperança de que alguns jogadores “acordem” e que a diretoria contrate ainda neste semestre jogadores que cheguem para brigar realmente pela titularidade e corrigi excessos no elenco onde falta jogadores em determinada posição e sobra em outras.
@VOZALVINEGRA
“Um Botafoguense apaixonado e crente em dias melhores”

0 comentários:
Postar um comentário