Fazer esse tipo de análise sobre sua própria vida, ou sobre seu próprio time, como no nosso caso, é muito difícil. Nós nunca seremos 100% imparciais. O coração sempre fala mais alto. Principalmente com o Botafogo, onde vivemos no 8 e no 80. Na derrota, o pessimismo é exacerbado. Na vitória, todas as glórias são nossas. E hoje, para falar desse singelo 1 a 0 de uma décima terceira rodada, me permitam voltar ao passado. E, através desse retorno, entenderemos como um futuro brilhante pode estar sendo escrito agora mesmo.
Dividirei esse jogo em 3 capítulos. O primeiro é sobre o elenco do Botafogo. Pela primeira vez tivemos o meio campo e ataque ideal. Sem improvisos como nos jogos passados, como Herrera de centroavante. Se não tivermos mais lesões, vamos com essa time para cima dos líderes. Aos que já jogam a toalha dizendo que não dá, apenas um alerta: eles ainda precisam se entrosar. Dentro de alguns jogos, os jogadores vão se conhecer, vão ensaiar tabelas, vão aperfeiçoar o posicionamento, e o jogo vai fluir com naturalidade. Claro que, para um campeonato tão longo, é preciso pensar mais a frente. Um dia ficaremos sem Loco Abreu, ou o Elkeson, e precisaremos de substitutos a altura.
O segundo capítulo é mais...tenso, por assim dizer. Joel x Loco Abreu. Nosso ídolo uruguaio voltou, e trouxe com eles os gols. E a irreverência. E a vibração tão característica de uma partida de futebol. Agora o jogo está divertido. Até porque não dá para ficar triste com uma vitória, né? E o Joel...bom, é o Joel. Quem ai lembra de um texto que eu escrevi um jogo antes dele se demitir do Fogão? Eu falei da previsibilidade do natalino. Quem quiser ler, tá aí. http://
O terceiro e último capítulo tem como foco um tema recorrente nos últimos jogos, e que deve ser trabalhado no futuro: confiança. De novo, o Botafogo joga melhor fora de casa do que no Engenhão. Acho que é forçação de barra jogar o motivo por trás disso nas costas da torcida. Mas, realmente, deve ser difícil jogar sendo vaiado aos 5 minutos. Por isso, eu peço confiança. Em vez de vaiar, vamos apoiar o time. Em vez de protestar não indo ao estádio, vamos fazer nossa voz ser ouvida. Sem essa história de pegar no pé do cara que errou 2 passes, ou pedir o Cuca durante o jogo.
Podemos conquistas grandes vitórias ainda esse ano. É só ver o que já passamos esse ano, e onde estamos agora. O teste do antes e depois não mente: melhoramos muito, e com um pouco de imparcialidade e boa vontade, podemos construir um futuro ainda mais glorioso.
post de @luklab
2 comentários:
Isso aí. Podemos melhorar, sim. A torcida precisa apoiar mais no nosso Estádio, sabendo que temos um caminho interessante pela frente.
Botafogo tem que entrar confiante jogando em casa.
Chega de vaias precoces. Vamo cantar o hino, o "Ninguém cala", fazer bonito!!
Postar um comentário