Camisas do Fogão em 12 vezes sem juros.

domingo, 20 de março de 2011

Todo dia o Joel faz tudo sempre igual...


        Muitas características podem ser atribuídas ao futebol. Fascinante, irresistível, cruel, injusto... E talvez a característica mais associada a esse esporte seja a imprevisibilidade.
       Mas eis que de repente, não mais que de repente, surge alguém com o dom de nos fazer prever todas essas reviravoltas: Joel Santana.
       Todo dia o Joel faz tudo sempre igual. Escala o time na defensiva, observa as duas equipes no primeiro tempo, reza para que o time ache um gol, geralmente de bola parada. No segundo tempo, toma as medidas que acha necessárias para vencer (mas isso só começa a ocorrer lá pelos 15 minutos). Aí tudo muda: a defensiva vira ofensiva, a qualidade melhora e o jogo flui. E o resultado é alcançado.
      Ou seja, todo dia o Joel faz tudo sempre igual. O problema é que nem todo dia isso funciona.
Sun Tzu, autor de um dos livros mais lidos de todos os tempos, “A arte da guerra”, escreveu, a milhares de anos, que para se ter certeza do êxito em uma batalha, um comandante deve conhecer bem a si mesmo e a seu oponente. Joel aprendeu isso? Acho que sim. Ele é inteligente, sabe o que pode tirar de cada jogador, sabe analisar o time adversário. Então, porque Joel não vence sempre? Porque os outros técnicos também aprenderam essa lição.
       Joel tinha uma arma secreta ano passado: Caio. Não tem mais, porque aprenderam a neutralizar. Joel tinha nas bolas aéreas sua jogada mortal. Não tem mais, pois o Botafogo tem feito poucos gols de cabeça (e tem levado vários). Joel mudava o esquema no segundo tempo, e resolvia o jogo. Esse jogo contra o Vasco foi emblemático pra mostrar como nem isso está funcionando mais.
      As vezes eu me pergunto porque Joel Santana esconde tantos treinos. Ele deve acreditar naquela famosa frase que diz “o que os olhos não vêem o coração não sente”. Pena que o jogo também não é secreto, porque se fosse, poderíamos deixar de ver algumas atuações ruins e bem previsíveis...
     Penso que o tempo do Joel no Botafogo está acabando. Alguns jogadores já estão descontentes, a torcida não vai dar trégua, e esse elenco farto em volantes e escasso em meias armadores já está o cansando (acho que cansaria qualquer técnico, na verdade).
     E vamos esperar a próxima semana, o próximo jogo, onde não deve mudar muita coisa.
     Porque o Joel faz tudo sempre igual.
     Pena que esse “tudo igual” não inclui ganhar todos os jogos e campeonatos.

texto e todos os méritos a @luklab



E-mail Del.ici.ous BlogThis! Technorati Compartilhe no Twitter StumbleUpon Compartilhar no Facebook Promova este post no orkut Share to Google Buzz

1 comentários:

300 g. de mariana disse...

Muito bom o texto, parabéns!

Postar um comentário