Com capacidade para 45 mil pessoas, mas liberado para 40 mil por medida de precaução, o Estádio João Havelange, o Engenhão, recebeu em dois jogos no último fim de semana ( Botafogo x Figueirense e Flamengo x Cruzeiro), público total de 62 mil pessoas. Palco dos jogos dos grandes clubes do Rio sem o Maracanã, em obras para a Copa, aos poucos ele vai caindo no gosto do povo e passando de um problema à grande solução do Botafogo.
Nesta segunda-feira, dia em que os jogadores estavam de folga, funcionários eram vistos cedo, pela manhã, limpando o estádio e trabalhando para deixar tudo em ordem diante dos atentos olhos do gerente executivo do clube, Sérgio Landau, para mais um fim de semana com previsão de casa cheia com os jogos Fluminense x América-MG, no sábado, e o clássico Vasco x Botafogo, no domingo.
Para se ter uma ideia do que foi a luta para se chegar ao ponto atual, basta se considerar os números. No primeiro ano de arrendamento à prefeitura, em 2008, o prejuízo foi de R$ 1,9 milhão. Em 2009, caiu para R$ 470 mil. O ano de 2010 trouxe o primeiro lucro: R$ 4,3 milhões. A previsão para o final deste ano é fechar em um azul de R$ 7 milhões com a realização de jogos e shows.
- São sete dias de trabalho, 25 funcionários do Botafogo e o resto terceirizado. Hoje o clube dispõe de um conhecimento que pode ser oferecido a outros estádios. É uma questão de negócio. Mas nada disso seria possível sem o apoio do Governo do Estado, da Prefeitura e das empresas particulares, além da determinação do presidente Maurício Assumpção em contratar profissionais especializados. Precisamos melhorar? Precisamos. Mas a cada ano estamos aprendendo para oferecer mais conforto, entretenimento e segurança ao torcedor - diz Sérgio Landau.
Ele lembra que o Botafogo de certa forma deu sorte com a paralisação do Maracanã para as obras da Copa do Mundo. Mas credita ao trabalho feito a união com grandes clubes, como Flamengo e Fluminense, além da descoberta e da aceitação do público ao Engenhão.
- Sem o Maracanã, ficou mais fácil para nós. Em compensação, o trabalho foi exaustivo para provarmos a viabilidade dele. Este mérito é nosso - afirma Landau.
A aposta para o ano que vem é a da criação de seis lounges para empresas. Elas poderão utilizar todo o espaço da entrada do estádio até assentos reservados, expor e vender os seus produtos em quiosques, fazer ações de marketing e levar seus convidados para assentos reservados nos jogos e shows.
As partidas deverão ser reduzidas de 120 este ano para um máximo de 90 em 2012. Dois shows deverão ser realizados. Um deles, já confirmado, é o de Roger Waters, ex-Pink Floyd.
Para melhorar o gramado, o clube está contratando na Holanda luz artificial para ajudar a grama a crescer de forma uniforme (o sol bate mais de um lado que do outro). A empresa responsável é a mesma que vai cuidar do gramado do Maracanã. Foram inauguradas duas novas salas de imprensa graças a parceria com uma empresa particular, e está pronta uma nova Tribuna de Honra. Existe a possibilidade de um remodelado sistema de som (R$ 3 milhões). As reformas do placar e sistema elétrico estão sendo executadas conforme o cronograma estabelecido. O apoio público está sendo importante com obras de melhoria do entorno e segurança. É neste caminho que o Botafogo caminha para solucionar um desafio complicado. Resta agora enfrentar outro: o clássico contra o Vasco no domingo.
Fonte: globo online
0 comentários:
Postar um comentário