O que move a sua vida? Desafios? Vitórias? Fé? Tudo isso junto? Ou você nunca parou para pensar nisso?
E o que move o futebol? Títulos ou ídolos? Histórias ou conquistas? Jogar bonito ou jogar pelo resultado?
Talvez nunca saibamos as respostas. Não por incapacidade ou ignorância, mas simplesmente porque todas essas questões desenbocam em grandes mistérios.
Vejam, meus caros alvinegros, o jogo de hoje, por exemplo. Olhem quantos mistérios. Mas antes de analisarmos cada um, vamos esclarecer o que é verdade e o que é mentira.“O Botafogo não vence o Flamengo em campeonatos brasileiros”. Isso não é um mistério, isso é uma constatação vazia desenterrada por algum estatístico que acha que futebol se ensina por fórmulas matemáticas e repetida pela imprensa como um papagaio chato faz. “O Botafogo perde 2 pontos de novo”. E adivinha: o Flamengo também. Isso não é mistério, é igualdade: todos perderam com resse resultado
O primeiro verdadeiro mistério desse jogo está em Loco Abreu. Como se constrói um ídolo? O que leva uma pessoa a personificar com tanta perfeição o sentimento de uma torcida inteira? Porque outros jogadores não tem a sua coragem e sua loucura? Eu acredito que, se tivéssemos 10 Loco Abreu em campo (e 1 Jefferson), ganharíamos tudo. Raça todos tem, habilidade só alguns, e liderança é pra poucos. E só alguns escolhidos, como Loco Abreu, tem tudo isso junto.
Mas se há mistérios prazerosos, há também os pertubadores. O que houve com esse time do Botafogo, que não voltou no mesmo ritmo no segundo tempo? Jogamos como gigante no primeiro tempo, erramos como pequenos no segundo. Porque Caio Jr fez tantas substituições esquisitas em um jogo tão importante e instável? Se ele quisesse fazer testes, esperasse uma partida mais tranquila.
E o maior mistério de todos: o que vai dar nesse fim de Campeonato Brasileiro? Eu não sei, a única coisa que eu posso afirmar com certeza é que eu acredito nesse time, nessa camisa, e nesse título. Estamos lutando lá em cima, não estamos rolando pela ladeira. Lembrem-se disso.
O jogo de hoje passou. Mas os mistérios do futebol não. Nem minha esperança. Vamos levar esse título.
domingo, 18 de setembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário