Resolvi começar o post com essa frase de telecurso 2000 mesmo. Já vou explicar o porquê. A rodada acabou faz pouco tempo, ainda estou na adrenalina, com muita raiva e aquele peso no coração. To deixando esse momento passar, dar uma acalmada no espírito, para poder pensar, refletir, analisar o que isso significa para o Fogão.
Nada. E ao mesmo tempo tudo.
O Carioca é um beco sem saída. A premiação do campeonato é quase nula, o torneio não classifica para nenhum outro, a renda dos jogos é baixíssima...Então, ser eliminado agora não oferece problema nenhum para o resto do ano. Aliás, tem até um lado positivo: mais tempo para esse time do Fogão treinar junto e se acertar. Mas não se enganem: não sou hipócrita. Óbvio que estou triste. Ganhar o Carioca é muito bom! Não há sensação igual a
de ganhar de flamengo, vasco, fluminense, e poder zoar meus amigos no dia seguinte.
Entretanto, há um outro lado nessa história: Perdemos a chance de chegar na final pelas nossas próprias forças. E isso é preocupante. Não vi nenhum time grande jogar um futebol majestoso, nem uma grande zebra nos pequenos. Perdemos porque fomos incompetentes, tropeçamos nos nossos problemas.
Resumindo: O Carioca 2011 morreu, bola para frente. E não vamos remoer os resultados dessa ultima rodada. Até porque não foi hoje que fomos eliminados. Foi naquele jogo contra o Resende. Foi naquela partida ridícula que fizemos contra o Vasco. Nesses momentos nos apequenamos e deixamos esse Olaria roubar nossa vaga.
Aliás, sobre o Vasco, vou falar só um pouquinho sobre o jogo deles contra o Olaria. Jogaram de brincadeira quando interessava pegar o time mais fraco. Quando descobriram que iam pegar o fluminense, resolveram jogar. Que papelão. Não perante o Botafogo, eles não tinham obrigação de ganhar pra gente. Mas sim perante sua torcida, que paga o ingresso para ver o time jogar direito, com vontade!
Então, é isso aí. Quarta feira tem jogo decisivo contra o Avaí. Esse nós temos que ganhar de qualquer maneira. Estamos vivos na Copa do Brasil.
Carioca, até a próxima!
texto e todos os meritos a @luklab
1 comentários:
É claro que chegaria uma hora em que não chegaríamos. Normal.
Mas isso pode ocorrer de diversas formas. Uma coisa é não alcançar algo pelos méritos dos adversários. Outra é não se classificar porque o time se comportou de forma apática. Nenhum dos grandes jogou um futebol decente, diferente do ano passado, em que Vasco e Fla eram badalados e bem armados.
Ser eliminado tem a vantagem, não de ter tempo pra treinar, mas de trazer à superfície algumas verdades. O time é carente, não está completo, tampouco preparado pra encarar o Brasileirão (nem a Copa do BR).
Se fosse pra segunda fase do Carioca, e até vencesse, todos achariam a equipe fantástica. Pura ilusão seria. Os erros do Botafogo estão gritantes. Só não enxerga quem nao quer. E os culpados não são Fahel, Alessandro ou Joel. É a diretoria que prometeu patrocínio e reforços e nada chegou até hoje. Vivemos hoje o resultado de más escolhas ontem. Torço que não se repitam.
Postar um comentário